Capacitação da Sedhast vai atender mais de 150 trabalhadores de entidades do Estado

Categoria: Geral | Publicado: quarta-feira, fevereiro 20, 2019 as 15:02 | Voltar

Categoria: Ações da Secretaria Publicado: quinta-feira, julho 4, 2019 as 09:13 |  Voltar

Campo Grande (MS) – Com o objetivo de aprofundar o conhecimento sobre a implementação da política de assistência social aos operadores dessa política pública, a Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), inicia uma série de turmas de capacitação que irá atender as Organizações da Sociedade Civil (OSC’s), as antigas ONGs.

“Essa capacitação, além de ser um foco de nossa secretaria, também é um reconhecimento pelo trabalho que esses profissionais prestam em todo o MS. Mais conhecimento refletirá em um trabalho melhor tanto para o profissional quanto para a população que usufrui dos serviços”, pontuou a secretária da Sedhast, Elisa Cleia Nobre.

Nesta quarta-feira (3.7) e quinta-feira a primeira turma, com integrantes da capital e do interior, recebe informações que estimulam a reflexão, o aprimoramento e qualificação da atuação dos profissionais que trabalham nessas entidades, nos serviços socioassistenciais com temáticas da proteção social básica, proteção social especial, gestão do SUAS e controle social.

A meta é atingir pelo menos 160 trabalhadores das equipes técnicas que trabalham diretamente com famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade social. Serão dois dias de estudo e atividades à distância, contabilizando 20h/a com certificação.

Os cursos acontecem na Escola do Sistema Único de Assistência Social de MS “Mariluce Bittar”, por meio do Conexão SUAS, com turmas previstas até o final do mês de outubro. Mais informações sobre os cursos e como participar, podem ser obtidas pelos telefones 67 3314-6022/6023 ou pelo e-mail escoladosuasms@sedhast.ms.gov.br

Leomar Alves Rosa - Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast)

Fotos: Valesca Silva

Campo Grande (MS) – A Escola do Sistema Único de Assistência Social de Mato Grosso do Sul (Escola do SUAS/MS “Mariluce Bittar”) completou, ontem (2.5), seu quarto aniversário. Nesses anos mais de 25 mil pessoas passaram pelos eventos oferecidos no local como reuniões, conferências, seminários, capacitações, workshops, colóquios, simpósios e palestras tratando da qualificação e da implementação da assistência social em MS.

A Escola do SUAS/MS é a primeira no Brasil voltada especificamente para capacitações dos profissionais da assistência social, e está ligada à Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), proporcionando a execução de programas de capacitação e educação permanente para gestores, trabalhadores, usuários e conselheiros de assistência social, direcionando para a modernização e para a gestão eficiente do Sistema Único de Assistência Social em MS.

“Sempre estamos buscando mais qualificação e conhecimento para que os profissionais da assistência social em MS possam estar atualizados com o que de novo acontece na área. Além de utilizarmos a Escola do SUAS/MS em capacitações específicas, também fortalecemos nossa atuação com parcerias de demais órgãos de nosso Estado, como o Colegiado Estadual de Gestores Municipais da Assistência Social de Mato Grosso do Sul (Coegemas-MS) e o Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS/MS)”, destacou a secretária da Sedhast, Elisa Cleia Nobre.

Para esse mês de junho, como explica a coordenadora da escola, Patrícia Noleto, estão previstas ações como o III Encontro Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil no Estado de Mato Grosso do Sul – “Enfrentar para Erradicar. Juntos para Vencer o Desafio” e o Colóquio - Gestão do SUAS e o Usuário da Assistência Social.

Estrutura

Com uma estrutura de quase 1,5 mil m2 de área construída, a Escola do SUAS/MS é referência para o restante do país. Comporta dois auditórios, sendo um com capacidade para 300 pessoas e outro para 100 pessoas, cinco salas de aula, biblioteca e laboratório de informática.

No local funcionam também as secretarias executivas e reuniões do Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS/MS), Comissão Intergestores Bipartite (CIB/MS) e o Núcleo Estadual de Educação Permanente (NEEP/SUAS-MS).

A Escola do SUAS MS “Mariluce Bittar”, está localizada na Rua André Pace, 630, na Capital, com o telefone 3314-6022.

Leomar Alves Rosa – Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast)

SUPERINTENDÊNCIA DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

Campo Grande (MS) – A Superintendência da Política de Assistência Social (SUPAS) da Secretaria de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), reuniu todas as suas coordenadorias para apresentar os resultados obtidos na gestão de 2018 e o planejamento das ações prioritárias para o ano de 2019. A reunião ocorreu na Escola do SUAS – Mariluce Bittar no dia 14 de fevereiro e contou com a participação de todos os servidores da Superintendência.

Para a Superintendente Salette Marinho de Sá, momentos como esse fortalecem as ações realizadas em equipe, possibilitando uma construção coletiva, identificando as prioridades do governo estadual para a Política da Assistência Social e ainda favorecem a intersetorialidade com as demais Políticas.

A SUPAS é composta por 4 coordenadorias, sendo elas: Coordenadoria de Apoio à Gestão do SUAS (CAGSUAS), Coordenadoria de Proteção Social Básica (CPSB), Coordenadoria de Proteção Social Especial (CPSE) e Coordenadoria da Escola do SUAS (COESAS). Todos os coordenadores e coordenadoras utilizaram a oportunidade para apresentar o diagnóstico das ações realizadas em 2018 e os principais desafios para este ano.