Evento reúne usuários da assistência social para discutir o SUAS

Categoria: Geral | Publicado: quarta-feira, fevereiro 20, 2019 as 10:56 | Voltar

 

Campo Grande (MS) – Na próxima quinta-feira (27.6) usuários da assistência social se reúnem na Escola do SUAS/MS “Mariluce Bittar”, para em conjunto debaterem questões voltadas ao Sistema Único de Assistência Social (SUAS). O encontro visa fomentar ideias e iniciar um plano de ações envolvendo quem usufrui especificamente dessa política, compreendendo-a assim como um direito reclamável.

O encontro acontece das 8h às 12h, com participação prevista dos 79 municípios de MS, sendo conselheiros da sociedade civil e dos conselhos municipais de assistência social.

A ação será desenvolvida pelo Fórum Estadual de Usuários do Sistema Único de Assistência Social, em parceria com o Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS) e Coordenadoria da Escola do SUAS (COESAS).

A Escola do SUAS MS “Mariluce Bittar”, está localizada na Rua André Pace, 630, na Capital, com o telefone 3314-6022.

 

Leomar Alves Rosa – Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast)

Foto: Divulgação

Publicado por: Leomar Alves Rosa

CapacitaSUAS avança em MS e Estado reforça pioneirismo na Assistência Social

Campo Grande (MS) – Mato Grosso do Sul mais uma vez reforça seu papel de atuação modelo na área da Assistência Social. Desta vez os cursos do CapacitaSUAS, em sua terceira etapa, já atenderam mais de 750 profissionais do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)  de todo o Estado. MS é um dos cinco do país a manter em atividade as capacitações nesse âmbito.

Luan Fernando Santos, profissional da área de Assistência Social no município de Nova Alvorada do Sul, avalia que o curso do CapacitaSUAS foi de grande ajuda para o seu contexto laboral. “Por meio do curso foi possível expandir minha compreensão sobre o trabalho no SUAS, gerando para todos nós novas ideias, objetivos e ações. Contribuiu com a minha potencialidade do trabalho no meu município”, concluiu.

Essa terceira etapa do CapacitaSUAS em MS possui a meta de capacitar 1.142 profissionais da política da Assistência Social.  A carga horária dos cursos são de 40 horas. As outras duas etapas no Estado capacitaram juntas mais de 2,1 mil pessoas.

A secretária da Sedhast, Elisa Cleia Nobre, reforça que a meta é sempre pensar em processos que no fim reflitam em bons atendimentos para a população. “Quando pensamos em ações, como a continuidade do CapacitaSUAS no Estado, estamos pensando sempre em bons serviços que no contexto geral vão beneficiar a população. Quando profissionais estão bem alinhados e qualificados certamente teremos resultados positivos”, ressaltou.

Cursos como atualização em vigilância socioassistencial do SUAS, atualização sobre especificidades e interfaces da proteção social básica no SUAS, introdução ao controle social do SUAS, atualização de planos de assistência social, indicadores para diagnóstico e acompanhamento do SUAS e estratégias de enfrentamento à pobreza, introdução ao provimento dos serviços e benefícios socioassistenciais do SUAS, atualização sobre especificidades e interfaces da proteção social básica no SUAS, atualização sobre a organização e oferta dos serviços da proteção especial, estão dentro do conteúdo programático desta terceira etapa.

CapacitaSUAS

O CapacitaSUAS tem como objetivo contribuir com o aprimoramento das funções, capacidades e competências das funções de gestão; do provimento de serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais e da transferência de renda; e do exercício do controle social, por meio do apoio aos Estados e ao
Distrito Federal na execução dos seus Planos de Capacitação do SUAS.  Em Mato Grosso do Sul o Programa CapacitaSUAS iniciou a sua implementação em 2014, reforçando o aprimoramento dos operadores do SUAS.

Leomar Alves Rosa – Secretaria de Estado Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast)

Publicado por: Leomar Alves Rosa

 

CEAS PROMOVE A POSSE DE NOVOS CONSELHEIROS

O Conselho Estadual de Assistência Social de MS é um órgão de instância colegiada de caráter permanente e deliberativo, com representação paritária entre governo e sociedade civil, responsável pelo controle social da Política de Assistência Social de Mato Grosso do Sul.

Compete ao CEAS/MS aprovar a Política Estadual de Assistência Social; avaliar e fiscalizar os serviços de Assistência Social prestados pelos órgãos governamentais e não governamentais do Estado, especialmente as condições de acesso da população a esses serviços; indicar as medidas pertinentes à correção de exclusões constatadas; propor modificações na estrutura do Sistema Estadual que visem à promoção, proteção e defesa dos direitos dos usuários da Assistência Social, entre outras competências.

Campo Grande (MS) – Em cerimônia realizada na Escola do SUAS/MS “Mariluce Bittar”, na manhã desta quarta-feira (23), a presidente do Conselho Estadual de Assistência Social de Mato Grosso do Sul (CEAS/MS), Salette Marinho de Sá, empossou novos conselheiros eleitos para as vagas em vacância. Na oportunidade tomaram posse dois representantes da sociedade civil e dois representantes governamentais.

Representantes da Sociedade Civil:

  • Organizações e Entidades de Assistência Social

Representante suplente: Fabiana Maria das Graças Soares de Oliveira - Federação das APAES/MS;

  • Organizações dos Trabalhadores do Sistema Único da Assistência Social

Representante suplente: Luciana Pauli - FETSUAS.

  • Representantes ou organizações de usuários

Representante titular: Nuilena Elizabeth dos Santos da Silva - FEUSUAS

Representantes Governamentais:

  • Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (COEGEMAS)

Representante titular: Adenilson Vilalba Freires;

Representante suplente: Glauce Urbieta de Jesus Rodrigues.

A escolha da representação da Sociedade Civil no Conselho foi realizada no dia 21 de dezembro de 2018, por meio de eleição especialmente convocada para este fim, mediante edital publicado no Diário Oficial nº 9.750 de 26 de setembro de 2018, sob a fiscalização do Ministério Público.

Ainda na tarde desta quarta-feira, a titular da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), Elisa Cleia Nobre, recebe uma comissão composta pelos conselheiros do CEAS/MS para tratar de assuntos pertinentes ao orçamento do Conselho.

Calendário de Reuniões 2019

 

Publicado por: shirokawa@sedhast.ms

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.